Blog


Capacitação completa em comunidade carioca: treinamento com execução da instalação

Publicado em 05 de fevereiro de 2026

O melhor treinamento é aquele onde o aluno aplica o conhecimento na prática. Realizamos essa combinação pela primeira vez com um número grande de alunos, e recebemos depoimentos enfáticos dos alunos.

A Revolusolar, parceira de longa data, nos chamou para capacitar moradores da comunidade Pavão-Pavãozinho-Cantagalo no Rio de Janeiro. Separadamente, contratou a instalação na Escola Solar Meninos da Luz, que fica nesse morro.

Propusemos juntar as duas partes, aumentando assim a qualidade do treinamento e oferecendo aos alunos a satisfação da realização no seu território.

Um desafio, frente ao número de alunos e ao tamanho da instalação, que foi aceito pela patrocinadora Karoon e vencido com muito empenho de todos os participantes. O projeto durou de julho a dezembro de 2025.

Capacitação abrangente

Os anos de parceria com a Revolusolar já levaram a um formato do curso técnico que ensina muito além de fixar painéis em cima do telhado. Nesta edição, aproveitamos a instalação na própria escola e explicamos todo o processo de elaboração do projeto, que levou ao layout dos painéis, considerando detalhes como o sombreamento pelo morro.

Organização complexa

Contratamos uma equipe de instalação experiente, que garantiu a qualidade impecável da execução.

Os 28 alunos entraram adicionalmente, em turnos de quatro horas com, no máximo, sete alunos por turno, com nossa supervisão didática.

Foram quatro dias de instalação, aproveitando um feriadão para eliminar riscos para os alunos da escola.

Desafios técnicos

O telhado metálico da escola foge do padrão. Em conversas com o fornecedor dos trilhos que sustentam os painéis (Solar Group), resolvemos encomendar peças de 240 cm e cortá-las em mini trilhos de 80 cm.

Em 2025 foi publicada uma nova norma sobre segurança elétrica de instalações fotovoltaicas (NBR 17193) que exige que o sistema seja desenergizado em casos de emergência. Uma opção são dispositivos de desligamento rápido (RSD = rapid shutdown), até então desconhecidos no Brasil.

Resolvemos trazer esse conhecimento aos alunos. Encomendamos os dispositivos junto com o kit na PHB. O que muda, na prática, é a sequência da fixação dos elementos. A interligação exige muita atenção, para não confundir os diversos cabos.

Nossos alunos já estão em dia com a norma!

Desafios de segurança

O telhado recebeu reforço estrutural com laudo, para suportar o peso extra, e linha de vida fixa, visando a manutenção contínua com segurança.

Para a instalação, fechamos ainda um seguro de engenharia e contratos de estágio para cada aluno, cobrindo acidentes pessoais e danos materiais.

Resultados impecáveis

Os alunos chegaram na obra com muita vontade de aprender. Pegaram pesado e fizeram questão de aplicar o conteúdo.

A instalação ficou com acabamento de altíssima qualidade, todos os painéis perfeitamente alinhados.

A escola ganhou além da redução na conta de luz: vários funcionários do corpo técnico participaram da capacitação e saíram com o conhecimento para manter o sistema funcionando.

Experiências muito animadoras

Em suma, foi uma experiência muito rica, apesar do esforço significativamente maior.

Agradecemos a todos os envolvidos pelo empenho. Certamente proporemos a combinação de capacitação com instalação nos próximos projetos de cunho social.